“Nós estamos falando de um grave problema de saúde pública”, diz Cabo Campos sobre as drogas

outubro 24, 2017

O deputado estadual Cabo Campos participou de uma audiência pública, no último dia 20, para discutir o projeto ‘Parceiros da Paz’, na Câmara Municipal de São Luís. Reconhecido por sua atuação na política de enfrentamento às drogas no Estado, o parlamentar foi convidado para compor a mesa do evento pelo autor do requerimento para a realização da audiência, vereador Umbelino Junior (PPS).

“A discussão constitui um papel fundamental na questão da prevenção às drogas no nosso estado. Nós estamos falando de um grave problema de saúde pública, que pode acarretar sérias consequências sociais e pessoais no futuro para a vida dos nossos jovens. Me sinto honrado em compor a mesa deste evento e levar informação às pessoas que precisam”, declarou Campos.

Durante o evento, o deputado fez referência à irmandade Alcoólicos Anônimos e lembrou que o consumo das drogas ilícitas, geralmente, é iniciado por uma droga lícita: o álcool. “Devemos trabalhar a questão pela base. Uma pesquisa americana revelou que a maconha e o cigarro, geralmente, não são as primeiras drogas a serem experimentadas pelos jovens, mas sim o álcool. E a nossa preocupação com o álcool é embasada por dados que temos aqui, em mãos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo mostra que, pelo menos, 70% das vezes que um menor de 18 anos tenta comprar uma bebida alcoólica, ele é bem-sucedido”, justificou.

Campos lembrou que há, ainda, a necessidade urgente de articular ações voltadas para jovens e adolescentes de 12 a 29 anos, público alvo do projeto. “A criação de políticas públicas sobre drogas requer urgência. Devemos implantar fóruns, conselhos, serviços de prevenção, acolhimento e tratamento às pessoas acometidas pela violência e pelo consumo de drogas licitas e ilícitas no Estado. No nosso Estado, 23% da população ingere essa droga lícita pelo menos uma vez no mês. Do quantitativo, 35,8% são homens e 23,0% são mulheres”, revelou o deputado.

O ‘Parceiros da Paz’ foi lançado em março deste ano pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, composto pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Governo do Maranhão, Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Câmara Federal – Comissão Nacional sobre Drogas e Famem.

Ascom dep. Cabo Campos




Compartilhe

Somente os artigos assinalados não corresponde ao Blog Maranhão News e todos o conteúdo é de inteira responsabilidades de seus autores

Relacionadas

Anterior
« Proximo