Header Ads

http://www.cabocampos.com.br/

Clubes aprovam proposta da FMF e Maranhense 2018 terá novo formato

Dos os oito times que disputarão a competição, cinco estiveram presente na reunião. Sampaio e São José-MA foram ausentes e outro representante vem da Série B e ainda não foi definido

Clubes aprovaram novo regulamento do Maranhense 2018 (Foto: De Jesus / O Estado)
Clubes aprovaram novo regulamento do Maranhense 2018 (Foto: De Jesus / O Estado)

A Federação Maranhense de Futebol iniciou a preparação para o Estadual 2018. Propôs novo regulamento e os clubes aprovaram mudanças no formato de disputa da competição, encerrando com as disputas de turno e apostando nos pontos corridos na primeira fase. A aprovação da nova fórmula foi realizada em reunião na sede da entidade, nessa quinta-feira, que contou com representantes de todas as equipes, exceção a Sampaio Corrêa e São José-MA. Os cinco representantes que estiveram presente aprovaram as alterações.

O Campeonato Maranhense 2018 terá oito clubes: Sampaio Corrêa, Cordino, Imperatriz, Moto Club, Maranhão, São José-MA, Santa Quitéria e o campeão da Série B 2017. No novo regulamento, os clubes farão uma primeira fase jogando entre si, no tradicional pontos corridos. Os quatro primeiros disputam em cruzamento olímpicos as semifinais em jogos de ida e volta com vantagem de jogar a partida de volta em casa e ter a igualdade no placar agregado para as equipe com melhor colocação na fase anterior. A decisão do título também será em jogos de ida e volta com a mesma vantagem para o time que melhor campanha tiver entre todas as fases.

A proposta utilizará 11 datas, das 13 disponíveis para competições estaduais estipuladas pela CBF. O vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, apontou a movimentação simultâneas das equipes para a escolha da fórmula.

- A fórmula anterior tem o lado positivo e negativo. É atrativa no sentido de ser empolgante pelas finais de turno. Mas, enquanto os turnos estão sendo decididos, os outros times estão parados. Com a Copa do Nordeste e tudo isso pelo meio, aconteceu de clube passar um mês parado. Isso é dispendioso – disse.

Hans Nina adiantou em quais dias pretende marcar as partidas do Maranhense 2018. Os jogos serão realizados aos sábados, domingo, segunda e quinta-feira.

- Pela previa da tabela que fizemos, é possível utilizar os finais de semana. A CBF só disponibilizou 2 meios de semana pros estaduais. Duas quartas. Como teremos 11 datas, podemos usar somente os fins de semana. Ficando até melhor para deslocamento interior. Com isso, queremos realizar jogos sábado, que já é tradição em Imperatriz, por exemplo, e nas segundas. Domingos também serão usados – explicou.

No regulamento aprovado apenas uma equipe será rebaixada em 2018. Somente o campeão da competição garantirá vaga na Copa do Nordeste do ano seguinte, pois a outra vaga do Maranhão na competição regional será estipulada pelo Ranking da CBF. O campeão terá ainda vaga na Série D e na Copa do Brasil do ano subsequente. O vice garantirá vaga na Copa do Brasil do ano seguinte e possivelmente na Série D 2019, que ainda será discutida se será direcionado para o Maranhense ou para uma outra competição que seria disputada no segundo semestre.

No regulamento proposto pela FMF e aprovado pelos clubes, alguns detalhes ainda precisam ser acertados. Itens como prazo final para inscrição de atletas e se haverá obrigatoriedade de atletas sub-23 ainda não foram confirmados.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.