MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/
http://www.maranhaonews.net/

Trânsito na Cohab ganha maior fluidez com intervenção viária realizada pela Prefeitura de São Luís

Nova intervenção viária realizada pela Prefeitura na Cohab garante maior fluidez ao trânsito na área
Com mais de 95% dos trabalhos concluídos, as intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís para alteração do traçado geométrico em trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao viaduto da Cohab, já impactam positivamente na fluidez do trânsito, no reordenamento do tráfego e na redução dos engarrafamentos que antes ocorriam no local. A obra está na fase de colocação da sinalização vertical, horizontal e indicativa, mas já está com as novas pistas liberadas para a circulação dos veículos. Os serviços no local são executados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por meio de parceria público-privada celebrada com o Grupo Pitágoras e seguem a orientação do prefeito Edivaldo em sua política de modernização da malha viária da capital.

"É um trabalho que a gestão do prefeito Eivaldo vem realizando em diversas vias de fluxo intenso na capital e que tem melhorado o tráfego nestes locais, tanto para condutores, quanto para pedestres. São intervenções importantes que vêm contribuindo sobremaneira para a melhoria da mobilidade urbana na capital, reordenamento do tráfego nos principais corredores da cidade, redução dos engarrafamentos e propiciando o bem-estar de motoristas e pedestres", frisou secretário de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

As intervenções realizadas no trecho da Cohab promoveram o alargamento da via nos dois sentidos e a retirada dos canteiros centrais. A ação criou na área um novo retorno, geometricamente capaz de evitar congestionamentos, já que as novas pistas são usadas por quem precisa fazer o retorno. Os semáforos também foram retirados.


Canindé Barros, destacou que essa era a proposta da intervenção: propiciar mais dinamismo ao fluxo de veículos no trecho, exatamente em um dos pontos da via que mais apresentava congestionamentos. Além desses benefícios, a alteração desobstruiu o tráfego em um cruzamento semafórico próximo ao supermercado Mateus.

O secretàrio explicou ainda que avenida foi ampliada no sentido Cohab/Centro, dos dois lados, com a retirada dos canteiros centrais, cujo trecho passou a servir de retorno no sentido da esquerda (Centro/bairro e bairro/Centro). Foram retirados os três cruzamentos semafóricos ao longo da avenida - em frente ao supermercado, outro próximo à escola municipal e um terceiro após a escola, onde será implantado um novo semáforo.

Substituindo essas sinalizações, a Prefeitura vai implantar uma faixa de pedestre nas imediações do supermercado. A mudança vai melhorar a mobilidade e garantir mais segurança às pessoas portadoras de deficiência e aos pedestres em geral.

A comerciante Lana Rolim, administradora de estabelecimento localizado próximo ao novo retorno criado na Cohab, garante que os benefícios já são sentidos. "Melhorou bastante após a alteração. O engarrafamento aqui iniciava às 17h e seguia noite adentro. Agora vejo que os veículos circulam com mais fluidez", observou ela.

O frentista de posto de gasolina vizinho ao trecho alterado também afirma que houve melhoria significativa ao trânsito na área. "Percebo que o tráfego de veículos aqui nessa área ficou mais ágil porque facilitou a travessia para quem quer mudar de sentido da via. Como o motorista não para mais para fazer isso, o resultado é que agora se tem menos engarrafamentos", relatou.

COMPLEXO VIÁRIO

As obras realizadas nesse trecho da Cohab integram o conjunto de intervenções viárias que vêm sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, na região da Forquilha. No local foi construído um grandioso complexo viário abrangendo uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, beneficiando mais de 20 bairros do entorno e facilitando o fluxo de veículos para outros municípios da Região Metropolitana de São Luís.

Construindo em uma das áreas de maior fluxo de veículos da capital e de grande movimentação de pessoas em razão do número de comércios existentes na região, o complexo viário da Forquilha é considerado uma das mais importantes obras para a melhoria da mobilidade urbana da capital maranhense.

Os trabalhos realizados no local abrangeram a construção de sistema de drenagem profunda e reordenamento geométrico das pistas com retirada de alguns semáforos, proporcionando mais fluidez ao trânsito na área, que era considerado um dos mais críticos da cidade. O complexo viário da Forquilha foi entregue à população pelo governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo no início de julho deste ano.

SÃO CRISTÓVÃO

Ainda visando à melhoria do trânsito no corredor viário dessa região, a Prefeitura de São Luís já iniciou também obras de alterações do traçado geométrico em trechos da Avenida Guajajaras, no bairro São Cristóvão, outro ponto de grandes gargalos no trânsito da cidade e que agora vai ganhar mais dinamismo com as modificações que já estão sendo realizadas na área.

As intervenções na região do São Cristóvão são executadas pela Prefeitura de São Luís, por meio de acordo de Cooperação Técnica firmado também com o Grupo Pitágoras, como compensação em decorrência do impacto no tráfego gerado pelo empreendimento na cidade.

Entre as alterações já realizadas no São Cristóvão estão a retirada da antiga rotatória. No lugar está sendo aberta uma passagem que dará continuidade à Avenida Guajajaras, ficando a pista de dois sentidos, sem o retorno. Com a obra, quem fazia retorno da Avenida Lourenço Vieira da Silva, passará direto, mantendo o fluxo constante, e fará a volta na Avenida 2, no sentido da Avenida Santos Dumont. Também será construído um retorno de quadra na Avenida 2, por trás do Banco do Brasil, que dará acesso a esta via.

As obras viárias no São Cristóvão somam-se a outras já realizadas também nas imediações do aeroporto. Juntas, as intervenções se complementam e proporcionam mais qualidade ao trânsito dessa região.

MOBILIDADE URBANA

As intervenções no trânsito integram o Plano Estratégico de Melhoria do Trânsito executado pela Prefeitura de São Luís, desde 2013. Outras intervenções similares já foram realizadas pela Prefeitura, melhorando significativamente o trânsito na capital.

Entre elas estão as que foram executadas no Anel Viário, Avenida dos Holandeses, na entrada da praia de São Marcos; avenida Carlos Cunha, no Jaracati; Avenida Colares Moreira, no Renascença; Curva do 90, no Vinhais; Avenida Castelo Branco (Igreja do São Francisco) com rua a das Paparaúbas, no São Francisco; Maranhão Novo; Africanos/ Parque dos Nobres; Africanos com Franceses e Aeroporto, entre outras.



0 comentários: