MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/

Desfile do 7 de Setembro reúne 12 mil estudantes em Caxias


Durante toda a manhã, uma multidão tomou conta das ruas do Centro Histórico de Caxias para acompanhar o desfile cívico do 7 de Setembro. Com o tema "Cultura de Paz nas Escolas por um Mundo Melhor", o evento foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia - SEMECT.

Participaram do desfile cerca de 12 mil estudantes de 59 escolas, entre públicas e particulares, além de secretarias municipais, organizações não-governamentais, projetos sociais e autoridades de segurança. "As instituições aderiram ao nosso projeto da escola proclamando a independência e uma cultura de paz no interior de cada local. O mais importante é isso, a independência responsável a partir da paz", destacou a secretária da SEMECT, Ana Célia.

As interdições no tráfego começaram por volta das 16h de quarta-feira (6) para permitir a realização do evento. Foram bloqueadas as seguintes vias: Rua 1º de Agosto e vicinais, Travessa Desembargador Morato e vicinais, Rua São Pedro (até a Construpeças) e Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Centro de Cultura).

Neste ano, a SEMECT descentralizou as comemorações alusivas ao 7 de Setembro, realizando desfiles desde o início do mês em cada polo educacional, tanto da zona urbana como da rural. "Acho que a prefeitura tem que está aonde o povo está. Então, descentralizar é mostrar que as outras comunidades mais afastadas do centro da cidade também têm o nosso carinho e atenção", comentou o secretário de Governo, Catulé Júnior.
A abertura da programação foi marcada pelo hasteamento de bandeiras em frente a prefeitura. O presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé, participou do ato solene. "É tradição na cidade de Caxias comemorar o 7 de Setembro nas ruas. O povo vem assistir os seus filhos desfilando, vem homenageá-los, mas também às escolas, que lutam e se preparam para oferecer o melhor", afirmou o parlamentar.

Em seguida, houve a revista do prefeito de Caxias às instituições de segurança no "Corredor da Independência". "Este é um momento de patriotismo, onde externamos todo o desejo da nossa independência, aonde deixamos de ser dependentes da colônia portuguesa para se dedicar ao nosso país. E ver essa civilidade nos nossos jovens e crianças é de extrema importância pois percebemos que realmente, a cada dia, estamos mais unidos com o mesmo propósito, que Caxias seja também independente com as melhores condições possíveis", disse o prefeito Fábio Gentil.











0 comentários: