Vídeo mostra detentos sendo contidos com balas de borracha e spray de pimenta em Blumenau

Conforme Deap, ação foi necessária por 'resistência dos internos'. Comunidade e OAB questionam atitude.

video

Um vídeo exibido no Jornal do Almoço desta terça-feira (8) mostra detentos do Presídio Regional de Blumenau sendo atingidos por balas de borracha, golpes de cassetete e spray de pimenta por integrantes do Grupo Tático de Intervenção (GTI), criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC) para conter rebeliões em Santa Catarina.

O governo diz que abriu um inquérito para averiguar se houve excessos na ação. O conselho comunitário do município e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediram explicações.

A gravação foi feita em uma ação de pente fino em 20 de julho, 10 dias após a criação do GTI. Segundo a SJC, houve resistência dos internos e por isso foi necessário usar técnicas de contenção. Entretanto, um procedimento de avaliação foi aberto pela corregedoria. No dia, um boletim de ocorrência foi registrado e todos os presos fizeram exame de corpo de delito.

Os detentos aparecem sentados no chão, com a mão na cabeça. Alguns agentes correm em direção a um deles. Outro joga spray de pimenta em alguns dos detentos, que continuam sentados. Um dos internos revida, enquanto três agentes começam a retirar outro homem do local.

A confusão continua e os agentes investem contra os detentos: primeiro com cassetete e depois com balas de borracha. Ao final do vídeo, um dos detentos atingidos fica exaltado e xinga os agentes.

O prazo para a conclusão do procedimento aberto pela corregedoria é de 30 dias.

Opiniões

O presidente do Conselho de Segurança Pública da OAB de Blumenau, Rodrigo Novelli, diz que o vídeo é curto, mas parece que houve um excesso. A comissão vai pedir uma investigação.

O Conselho da Comunidade da Comarca de Blumenau, grupo composto por membros da sociedade civil que acompanha as ações no presídio, acredita que os agentes exageraram na abordagem.


Fonte: G1 SC



Share on Google Plus

About Maranhão News

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários: