MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/

Nova adutora de Italuís tem ponte de 350 toneladas e troca de 20 km de tubulação

Prestes a ser concluída, a nova adutora de Italuís vai melhorar significativamente o abastecimento de água na capital maranhense. Cerca de 600 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega da obra, feita pelo Governo do Maranhão. Foi necessário um complexo trabalho de engenharia para finalizar o empreendimento.
A água percorre longo caminho até chegar às casas. Foto: Secap

A nova adutora exigiu, por exemplo, a instalação de uma ponte de sustentação de 110 metros de comprimento. A estrutura tem 16 metros de altura e pesa 350 toneladas.
Além disso, a ponte tem tubos para construção de uma outra adutora, para ser usada na futura expansão do sistema.

Um dos problemas da adutora que está sendo substituída é o estado degradado de boa parte da tubulação, que causa rompimentos e consequente interrupção no abastecimento de água.

Para resolver esse problema, a obra envolve a substituição de cerca de 20 quilômetros de tubulação na região do Campo de Perizes. A nova estrutura é de aço e mais robusta que a anterior, feita em ferro fundido.

Caminho da água

Antes de chegar a São Luís, a água percorre um longo caminho. A água é captada no Rio Itapecuru, logo após a cidade de Bacabeira. Depois, ela é tratada em estação própria. Em seguida, percorre a adutora, que fica às margens da BR-135, até a câmara de transição situada no bairro do Tirirical.

Na frente, o material velho e já substituído. Atrás, um pedaço da nova adutora. Foto: Handson Chagas/Secap


Só depois de tudo isso a água é distribuída para os reservatórios nos bairros da capital.

Após a instalação da ponte de sustentação própria, a equipe de engenheiros da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) trabalha para implantar as duas interligações do Novo Sistema, uma vez que toda a tubulação já foi concluída. É considerado um procedimento de alta complexidade.

Com a implantação das interligações, haverá necessidade de interrupção pontual do abastecimento para o procedimento de transição da antiga para a nova adutora. Isso vai garantir a melhora no abastecimento.
Ponte de sustentação tem 16 metros de altura. Foto: Secap








0 comentários: