MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/
http://www.maranhaonews.net/

Flávio Dino diz que paga estudo sobre demarcação de terra se governo federal não cumprir a responsabilidade

O governador Flávio Dino afirmou estar disposto a pagar os custos – que são de responsabilidade do governo federal – para viabilizar o estudo sobre a demarcação de terras que hoje são reivindicadas pelo povo gamela. A disputa na região provocou um conflito que deixou feridos no povoado Bahias, na cidade de Viana, no último domingo.

Em agosto de 2016, Dino encaminhou à Funai documento oficial sobre os gamela, pedindo providências. A Funai é uma fundação do governo federal. Em outubro do mesmo ano, a Funai respondeu que não poderia fazer o estudo, uma vez que não tinha verbas.

A demarcação de terras indígenas é de responsabilidade do governo federal. Sem a demarcação, não é possível encontrar uma solução para a disputa de terras na região.

“Eu me disponho a entrar com a verba. É uma situação muito difícil para a gente, porque é um caso que envolve centenas de pessoas de ambos os lados. Há pequenos proprietários, posseiros, indígenas. É uma situação social bastante complexa”, disse o governador em entrevista à Rádio Eldorado, de São Paulo.

“Se o governo federal disser que não tem dinheiro para demarcar, eu me disponho a pagar. É uma coisa rara de acontecer, mas queremos que se esclareça a questão”, acrescentou.

Dino disse que “não pode o Governo do Estado ficar administrando uma questão que envolve uma competência que não é nossa. Se fosse, a gente iria lá e faria o estudo”.

Fonte: O Informante

0 comentários: