MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/
http://www.maranhaonews.net/

Prefeito pede para população evitar descarte irregular de lixo em São Luís

Vários bairros ficaram alagados por falta de drenagem nas vias da cidade. Serviços de limpeza foram iniciados após prejuízo causado à população.
Prefeito de São Luís disse que alagamentos foram causados pelo descarte irregular de lixo (Foto: Reprodução/Facebook)
Prefeito disse que alagamentos foram causados pelo descarte irregular de lixo (Foto: Reprodução/Facebook)
Depois dos transtornos registrados em diversos bairros de São Luís durante a chuva dos últimos dias, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) disse que os alagamentos foram causados pelo descarte irregular de lixo. O apelo foi feito em uma rede social do gestor nesta sexta-feira (3). Na postagem, ele também pede o combate ao descarte irregular.

“Nossas equipes seguem trabalhando de forma intensiva na limpeza e desobstrução de canais e bueiros para que a rede pluvial funcione normalmente em dias chuvosos, evitando os alagamentos. Ontem, estivemos nos bairros São Francisco, Renascença I e II, Coroado, Barramar e Vinhais. Aproveito para pedir a colaboração da população para o correto descarte dos resíduos. O volume de lixo encontrado dentro e na superfície das galerias é enorme e vai desde garrafas plásticas a eletrodomésticos. Conto com a ajuda de cada cidadão ludovicense”, afirmou em sua página no facebook.

Apenas nesta sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou serviços de desobstrução dos bueiros nos bairros São Francisco, Renascença I e II, Coroado e Vinhais, localidades onde os alagamentos causaram transtornos à população.

Durante a tarde, a secretaria também iniciou serviços de ampliação de drenagem na Avenida Ferreira Gullar, no bairro São Francisco, Barramar e no entorno da Lagoa da Jansen. O volume de lixo encontrado dentro e na superfície das galerias vai desde garrafas plásticas a eletrodomésticos, o que impedia o escoamento das águas pluviais.

As equipes visitaram residências, e avaliaram a causa dos alagamentos e orientaram a população sobre a importância do descarte correto do lixo. O secretário da Semosp, Antônio Araujo, reforçou o pedido à população para que evite o descarte irregular de lixo a fim de prevenir alagamentos e maiores danos.

"Precisamos da colaboração da comunidade no sentido de evitar o descarte de lixo nas avenidas e córregos, pois esta ainda é a causa de 90% dos focos de alagamento da cidade. A coleta de lixo cobre toda capital por isso o cidadão deve colocar o lixo na porta apenas nos dias e horários da coleta", reforçou Antônio Araújo.
Equipes da Semosp realizaram limpeza de galerias no Renascença 2 (Foto: Secom/Prefeitura de São Luís)
A prefeitura de São Luís executa um Plano de Contingência, que abrange ações de prevenção em casos de sinistros, medidas emergenciais como limpeza e desobstrução de galerias e canais em caso de alagamentos e ações de monitoramento da Defesa Civil em áreas de risco. A população pode encaminhar demandas pelo número de emergência 153 e ainda pelo telefone 3212-8479.

Segundo o Instituto de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), somente no primeiro dia de março choveu cerca de 70,5 mm. Esse colume corresponde a 16,5% do índice total previsto para o mês de março, que é de 428 mm.

Fonte: G1 MA

0 comentários: