Vários bairros ficaram alagados por falta de drenagem nas vias da cidade. Serviços de limpeza foram iniciados após prejuízo causado à população.
![]() |
Prefeito disse que alagamentos foram causados pelo descarte irregular de lixo (Foto: Reprodução/Facebook) |
Depois dos transtornos registrados em diversos bairros de São Luís durante a chuva dos últimos dias, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) disse que os alagamentos foram causados pelo descarte irregular de lixo. O apelo foi feito em uma rede social do gestor nesta sexta-feira (3). Na postagem, ele também pede o combate ao descarte irregular.
“Nossas equipes seguem trabalhando de forma intensiva na limpeza e desobstrução de canais e bueiros para que a rede pluvial funcione normalmente em dias chuvosos, evitando os alagamentos. Ontem, estivemos nos bairros São Francisco, Renascença I e II, Coroado, Barramar e Vinhais. Aproveito para pedir a colaboração da população para o correto descarte dos resíduos. O volume de lixo encontrado dentro e na superfície das galerias é enorme e vai desde garrafas plásticas a eletrodomésticos. Conto com a ajuda de cada cidadão ludovicense”, afirmou em sua página no facebook.
Apenas nesta sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou serviços de desobstrução dos bueiros nos bairros São Francisco, Renascença I e II, Coroado e Vinhais, localidades onde os alagamentos causaram transtornos à população.
Durante a tarde, a secretaria também iniciou serviços de ampliação de drenagem na Avenida Ferreira Gullar, no bairro São Francisco, Barramar e no entorno da Lagoa da Jansen. O volume de lixo encontrado dentro e na superfície das galerias vai desde garrafas plásticas a eletrodomésticos, o que impedia o escoamento das águas pluviais.
As equipes visitaram residências, e avaliaram a causa dos alagamentos e orientaram a população sobre a importância do descarte correto do lixo. O secretário da Semosp, Antônio Araujo, reforçou o pedido à população para que evite o descarte irregular de lixo a fim de prevenir alagamentos e maiores danos.
"Precisamos da colaboração da comunidade no sentido de evitar o descarte de lixo nas avenidas e córregos, pois esta ainda é a causa de 90% dos focos de alagamento da cidade. A coleta de lixo cobre toda capital por isso o cidadão deve colocar o lixo na porta apenas nos dias e horários da coleta", reforçou Antônio Araújo.
![]() |
Equipes da Semosp realizaram limpeza de galerias no Renascença 2 (Foto: Secom/Prefeitura de São Luís) |
A prefeitura de São Luís executa um Plano de Contingência, que abrange ações de prevenção em casos de sinistros, medidas emergenciais como limpeza e desobstrução de galerias e canais em caso de alagamentos e ações de monitoramento da Defesa Civil em áreas de risco. A população pode encaminhar demandas pelo número de emergência 153 e ainda pelo telefone 3212-8479.
Segundo o Instituto de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), somente no primeiro dia de março choveu cerca de 70,5 mm. Esse colume corresponde a 16,5% do índice total previsto para o mês de março, que é de 428 mm.
Fonte: G1 MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário