MARANHÃO NEWS

01 março, 2017

Forças de segurança devem qualificar mais de 2800 PMs em dois anos

Mais de 2 mil policias militares participam de cursos de formação e aperfeiçoamento de técnicas
Capacitação dos policiais realizada pelo Governo do Maranhão. Fotos: Handson Chagas/Secap
“Se tem uma coisa que a Polícia Militar do Maranhão não se dá ao luxo, é ao erro. O erro da instituição policial pode representar uma vida, e vida não tem preço. Quando se trabalha com a garantia da vida, que é o nosso trabalho, tem que se trabalhar com um efetivo muito bem treinado. E esse treinamento na polícia do Maranhão é uma constante. Não se pode parar em momento algum”, a fala é do diretor de Ensino da Polícia Militar do Maranhão (PM), coronel Laercio Ozório Bueno.

Cel. Laercio Ozório Bueno.
Fotos: Handson Chagas/Secap
A diretoria é responsável pela realização de cursos de táticos e técnicos que aperfeiçoam o contingente, que já faz parte do quadro da PM, e dos alunos dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) e de Formação, feito pelos aprovados no último concurso de soldados.

Atualmente, a PM conta com mais de 2 mil policiais e aspirantes em treinamento constante. Só em 2015 foram mais de três mil policiais qualificados e em 2016 não foi diferente. “Nossos policiais precisam estar preparados para agir em qualquer situação. São vários cursos de instrução continuada que estão aperfeiçoando tanto na parte tática, quando técnica do nosso contingente”, conta o coronel Ozório.

As mudanças já refletem em ações como a redução dos assaltos a ônibus, nos mais de 270 presos por envolvimento com quadrilhas de assalto a bancos presos no final do ano passado e na efetividade das ações de segurança tanto na capital, quanto no interior.

Qualificação descentralizada

Nos últimos dois anos, mais de 1500 novos policias concluíram o curso e já estão nas ruas. E para este ano, outros 1380 estão em fase final do Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar, realizando treinamentos na cidade de São Luís e nos polos de Caxias, Imperatriz, Pindaré, Pinheiro e Presidente Dutra, com previsão de efetivação no quadro de PMs ainda em março. Mais 117 alunos estão cursando os quatro anos do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Além de atualizar o efetivo da PM, a política consolidada de capacitação garante serviços cada vez mais precisos no atendimento à população e possibilita aos policiais maior chance de ascensão na carreira militar, em função das graduações necessárias à mudança de patente. Por exemplo, 570 PMs do quadro estão realizando os cursos de formação continuada para sargentos e cabos e aperfeiçoamento de sargentos. Quarenta capitães participam do curso que os habilitarão a serem major e 82 subtenentes também estão em treinamento para a ascensão de suas carreiras.

Intercâmbio

Além dos treinamentos em todo o estado, o Maranhão também investe na troca de experiências com policias de outros estados, como no caso dos 40 policiais da tropa de Choque maranhense que estão finalizando o treinamento realizado em parceria com as policias de São Paulo e Minas Gerais para se aprimorarem em operações em grandes eventos esportivos e culturais.

Compartilhe com seus amigos...
ATENÇÃO: Somente os artigos assinalados não corresponde ao Blog Maranhão News e todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.