MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/

Janeiro registrou mais de 2 assaltos a ônibus por dia

O levantamento mostrou que em algumas datas foram registrados picos desse tipo ação.

FOTO: Reprodução

De acordo com levantamento realizado pelas empresas que fazem o transporte público em São Luís, 77 assaltos a ônibus foram registrados apenas em janeiro, com uma média de 2.48 assaltos por dia durante todo o mês. As estatísticas também apontam que houve aumento no número de assaltos registrados em dezembro de 2016, em comparação com agosto, setembro, outubro e novembro, período em que houve queda neste tipo de crime.

O levantamento não indica em quais bairros a prática foi mais comum, mas mostrou que em algumas datas foram registrados picos desse tipo ação. Em 21 de Janeiro, por exemplo, foram 7 assaltos. No dia seguinte, foram 6 ocorrências. Nos dias 24 e 25 de janeiro, a soma foi de 10 assaltos em 48 horas.

COBRANÇAS

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de São Luís, Isaías Castelo Branco, informou que irá se reunir com autoridades da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde irá cobrar por ações policiais intensas nos coletivos da capital. “A operação ‘Busca Implacável’, da Polícia Militar, surtiu efeitos nos começo, mas agora não é o suficiente. Precisa haver novas estratégias”, informou o presidente. A operação Busca Implacável consiste em abordagens surpresas dentro dos ônibus.

Isaías Castelo Branco também critica a saída temporária de presos e afirma que, no período em que o benefício é concedido, muitos assaltos são registrados. “Não são todos, não podemos generalizar, mas muitos aproveitam essa liberdade para voltar a praticar crimes. Espero que ainda nesta semana, a Secretaria de Segurança Pública, possa nos atender para discutir a questão”, enfatizou.

NÚMEROS

Em Dezembro do ano passado, foram 69 assaltos a coletivos em toda a Região Metropolitana. Sendo assim, 2016 fechou com 604 ocorrências do tipo. Os 69 registros, estão bem acima do que foi verificado em Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, período em que o crime chegou a cair. Mesmo diante de toda essa trajetória, os 604 assaltos do ano passado, estão abaixo dos 662 contabilizados nos doze meses de 2015.

Fonte: MA10

0 comentários: