MARANHÃO NEWS

22 fevereiro, 2017

Governo garante esquema especial para segurança dos foliões no ‘Carnaval de Todos 2017’

Um minucioso planejamento será colocado em prática nos cinco dias de folia na capital.

Esquema diferenciado para segurança dos locais de folia está sendo adotado desde a programação do pré-carnaval. (Fotos: Gilson Teixeira/Secap)
Mais de mil policiais estarão distribuídos na Região Metropolitana de São Luís para garantir a segurança dos foliões durante a realização do ‘Carnaval de Todos 2017’, que será realizado entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Um minucioso planejamento será colocado em prática nos cinco dias de folia na capital. Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo também definiu ações de apoio e os pontos de acesso aos circuitos oficiais foram previamente definidos.

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, explica que desde o ano passado houve um planejamento das ações em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Prefeitura de São Luís. O objetivo primordial foi garantir segurança e tranquilidade para a população durante o Carnaval.

“Nós teremos um reforço muito grande de policiais, contando também com apoio da Prefeitura através da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Teremos, ainda, o Hospital do Exército instalado próximo à Passarela do Samba, para suporte em casos de emergência ocorridos na Passarela e no próprio circuito Madre Deus”, ressaltou o secretário Diego Galdino.

Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano (Cepam I), coronel Pedro Ribeiro, está tudo preparado para os dias de festividade, todos os órgãos em conjunto estão alinhados para assegurar a tranquilidade da população e brincantes. “Assim como no Pré-carnaval, em que o resultado foi positivo, temos certeza que a união de esforços entre todos esses agentes garantirá que tudo saia a contento nos pontos onde serão realizadas as atrações do Carnaval”, disse.

Dentre os 1.160 policiais militares que irão trabalhar no período carnavalesco em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 360 destes estarão nos circuitos oficiais do Carnaval durante os dias de folia. Para o melhor conforto dos foliões, a Secretaria de Segurança Pública irá realizar revistas minuciosas em 11 barreiras disciplinadoras montadas nas ruas de acesso ao circuito da Madre Deus.

O reforço das ações será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Serão intensificadas as fiscalizações da Lei Seca e também os sons automotivos.

“Além de realizar a segurança em todos os circuitos oficiais, haverá efetivo também fora dos locais oficiais como Parque Vitória, São José de Ribamar, dentre outros. Haverá reforço policial também no Terminal de Integração da Praia Grande, nas unidades do Socorrão I e II e rondas nas unidades prisionais, evitando possíveis fugas”, esclareceu o coronel Pedro Ribeiro.

O objetivo é evitar qualquer tipo de violência com armas de fogo ou brancas e até mesmo consumo e vendas de drogas no local. A revista será feita em homens e em mulheres. Para finalizar, o coronel informa que haverá policiamento também nos retiros religiosos que acontecem também no período carnavalesco.

Dicas de segurança

A Polícia Militar orienta os foliões a tomarem algumas medidas de segurança antes de cair na folia.

-Evitar sair com joias, relógios, celulares.

-Dar preferência em ir aos locais de folia de táxi ou carona para evitar estacionar longe dos circuitos e engarrafamentos.

-Ter cuidado com as crianças, não se afastar delas.

-Em situação de perigo, procurar um agente público e pedir ajuda.

-Sair com o espírito de paz para evitar brigas.

Compartilhe com seus amigos...
ATENÇÃO: Somente os artigos assinalados não corresponde ao Blog Maranhão News e todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.