BREAKING NEWS

31 janeiro, 2017

Bacabal recebe médicos cubanos e aguarda inauguração de UPA

O município foi um dos 46 contemplados no programa "Mais médicos" no Maranhão; Paralelamente, as obras da UPA na cidade seguem em andamento

O Secretário Carlos Lula visitou as obras da UPA no município (Foto: Julyane Galvão

Bacabal é um dos municípios cotados para receber os médicos das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que atuarão em 46 municípios maranhenses através do programa “Mais Médicos”. Os 93 profissionais que desembarcaram no sábado (28), no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado (São Luís), trabalharão também em Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Anapurus, Arari, Bequimão, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Lagoa Grande do Maranhão, Matinha, Parnarama, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Rosário, Santo Antônio dos Lopes, São Bento, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Vila Nova dos Martírios e Zé Doca. O objetivo do programa é reforçar as ações desenvolvidas na atenção básica.

A validação dos inscritos ocorre até o dia 31 de janeiro e os médicos brasileiros selecionados iniciarão as atividades nas unidades básicas a partir do dia 1° de fevereiro. A homologação dos profissionais, com confirmação de início das atividades, deve ser realizada pelas prefeituras entre os dias 1° e 3 de fevereiro.

O município de Bacabal aguarda também a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deve estar pronta em um período de 60 dias, segundo previsão. Nesta segunda-feira (30), o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, afirmou que a gestão estadual passará a trabalhar na conclusão das obras e na aquisição de equipamentos para garantir a abertura da unidade.

Bacabal, que já possui o Hospital Regional Laura, contará também, após a inauguração, com uma UPA de porte III. Com um investimento em média de R$ 650 mil por mês, a unidade terá capacidade para atender até 450 pessoas por dia. Mais de 90% das obras já foram executadas.

Fonte: MA10

POLÍTICA

MUNICIPIOS

DESTAQUE POLICIAL