João Castelo é sepultado no Parque da Saudade

dezembro 13, 2016
Amigos, parentes e figuras políticas acompanham enterro de João Castelo. Reprodução: TV Difusora
O deputado federal (PSDB) João Castelo foi sepultado no cemitério Parque da Saudade, no Vinhais. O sepultamento começou por volta das 17h e finalizou por volta das 18h. Em volta do parlamentar, familiares, amigos, apoiadores da carreira política de Castelo e colegas políticos acompanharam o enterro. Músicas cristãs foram cantadas neste momento de despedida. O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, acompanhou a cerimônia de perto.

Gardênia Castelo, filha do parlamentar, declarou que o maior legado que o pai deixou é fazer o bem.”Fazer o bem ao próximo, é fazer política no sentido do bem comum. Era sua generosidade, sua marca. Seu desprendimento, sua simplicidade. Como lutou a vida inteira, também lutou para viver. Ele ainda tinha alguns projetos, mas o pai eterno achou que era chegada a hora. É confortante ver a espontaneidade das pessoas nessa despedida”, relatou ela.

Seu corpo foi levado para o cemitério em viatura do Corpo de Bombeiros. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa, onde muitos o esperavam desde o início da manhã. João Castelo foi homenageado pelo governador do estado, Flávio Dino.

O deputado federal tucano que faleceu quando exercia o quinto mandato.

Com uma longa trajetória política que inclui a passagem por diversos cargos, João Castelo recebeu homenagens de praxe em cerimônias desta natureza. Na Assembleia Legislativa, foi realizada missa de corpo presente, celebrada pelo Padre Haroldo.

Ao som de diversos aplausos o corpo de João Castelo foi levado por integrantes da guarda de honra da Polícia Militar para o plenário lotado, com a presença de diversas lideranças políticas.

Inicialmente, a cerimônia foi restrita a família e depois foi aberta a participação do público. Uma grande quantidade de pessoas esteve do lado de fora do plenário na expectativa de conseguir entrar para se despedir do ex-governador.

João Castelo morreu no domingo (11) aos 79 anos em São Paulo, onde estava internado desde o fim de outubro. No quinto mandato como deputado federal, o parlamentar foi também prefeito de São Luís, entre 2009 e 2012, e governador do Maranhão de 1979 a 1982. Entre 1983 e 1991 foi senador.

Em nota, a bancada do PSDB na Câmara Federal expressou os pêsames pelo ocorrido. Confira a íntegra do texto:

“Com profundo pesar, a bancada do PSDB na Câmara dos deputados lamenta o falecimento do deputado Federal João Castelo, ocorrido na manhã deste domingo na cidade de São Paulo em razão de complicações pós-cirúrgicas.

Aos 79 anos, Castelo cumpria o seu quinto mandato na câmara Federal. Com uma longa história de serviços prestados ao seu estado – foi governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís. Em todas as funções deixou a marca da eficiência e de seu elevado espírito público.

“Nossa solidariedade e orações a sua família, amigos e ao povo do maranhão por essa irreparável perda. João Castelo fará muita falta a nossa bancada, que tem por ele um profundo respeito pela sua trajetória, seus princípios e sua experiência na vida pública.”

Também compareceram muitos nomes importantes da política maranhense, entre os quais o senador Roberto Rocha (PSB), os deputados federais Weverton Rocha, Juscelino Filho, Eliziane Gama, Deoclides Macedo, Waldir Maranhão, vice-presidente da Câmara dos Deputados, entre outros.
Corpo de João Castelo foi levado ao cemitério em viatura do Corpo de Bombeiros. Reprodução: Difusora

Fonte: MA10

Compartilhe

Somente os artigos assinalados não corresponde ao Blog Maranhão News e todos o conteúdo é de inteira responsabilidades de seus autores

Relacionadas

Anterior
« Proximo