MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/

Moradores do Vinhais criam grupo na internet contra a insegurança

Canal disponibilizado por rede social é utilizado atualmente no bairro para o repasse de informações sobre movimentações suspeitas na localidade

Bairro do Vinhais agora está sendo monitorado pelos moradores por meio de aplicativo de celular
(Foto: De Jesus / O Estado)
Com o objetivo de preservar possíveis ações que levem insegurança para o bairro, moradores do Vinhais decidiram criar um grupo próprio em um aplicativo para telefone celular. De acordo com os criadores, a intenção foi oferecer um canal para o repasse de informações sobre movimentações suspeitas na localidade, especialmente no período noturno. 

Ainda de acordo com os administradores, o grupo denominado “Vinhais Alerta” tem 47 integrantes, com a perspectiva de novas inserções, nas próximas semanas. “A cada dia, venho recebendo novos pedidos para que moradores sejam inseridos no grupo. É uma forma de melhorar a sociabilidade no bairro e de ajuda mútua”, disse o funcionário público Bruno Mendonça, um dos idealizadores. 

Ele informou ainda a O Estado que o grupo tem acesso direto aos contatos dos Batalhões da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). “Desta forma, quando há alguma movimentação suspeita, uma guarnição da Polícia Militar já estaria preparada para, de pronta forma, auxiliar na ocorrência”, disse. 

Outro administrador do grupo “Vinhais Alerta”, que preferiu ter a identidade preservada, disse que os próprios moradores se sentem mais seguros, com a iniciativa. “Não há aquele que ainda não aprovou a ideia, ou seja, o uso da tecnologia e das redes sociais para o benefício da própria sociedade”, disse. 

Resultados 
A ferramenta trouxe resultados, na prática, apesar de ter sido implantado há apenas uma semana. Nesta semana, dois homens que circulavam em uma das vias no bairro, no início da noite, foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar. O acionamento somente foi possível, neste caso, pois um dos integrantes do grupo fez o alerta e postou no “Vinhais Alerta”. “É uma possibilidade que outros bairros da capital maranhense também adotem a mesma conduta, ou seja, se reúnam e se organizem desta forma”, disse Bruno Mendonça. 

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do 8º Batalhão, analisa de forma positiva a criação do grupo. De acordo com o comando do 8º BPM, rondas são realizadas diariamente em pontos estratégicos no bairro, com o objetivo de evitar especialmente assaltos a residências e a transeuntes. Apesar do parecer da polícia, a população do bairro ainda clama por mais segurança. “Mesmo durante o dia, como agora, a gente passa por aqui mas com medo de ser assaltada”, disse a doméstica Regina Castro. 

SAIBA MAIS 
Além da proteção da Polícia Militar, outro auxílio da população do Vinhais, no que diz respeito à segurança, é a delegacia do bairro – ou 4º Distrito Policial. Para outras informações, basta ligar para o (98) 3218­6315 e 3218­6316



0 comentários: