MA NEWS
http://www.cabocampos.com.br/
http://www.maranhaonews.net/

Maioria dos americanos apoia tortura para suspeitos de terrorismo

Pesquisa diz que 25% deles acham que prática é 'muitas vezes' justificada. Já 38% consideram que, 'às vezes', uso da tortura tem justificativa.


Quase dois terços dos americanos acreditam que a tortura pode ser justificada se aplicada contra suspeitos de terrorismo, afirmou uma pesquisa da Reuters divulgada nesta quarta-feira (30). O nível de apoio é semelhante ao observado em países como a Nigéria, onde ataques de militantes são comuns.

O levantamento online, feito entre 22 e 28 de março, constatou que 25% deles disseram que “muitas vezes” a tortura contra suspeitos de terrorismo são justificadas. Outros 38% consideram que "às vezes" a prática é justificada. Apenas 15% acham que a tortura nunca deve ser usada. 

A pesquisa mostra que 82% dos republicanos consideraram que "frequentemente" ou "às vezes" a tortura é justificada. Já entre os democratas o percentual cai para 53%. 

Donald Trump, o principal pré-candidato republicano à corrida presidencial de 2016, levantou a questão durante a campanha. Ele disse que tentaria reverter proibição do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da aplicação de uma técnica de interrogatório que simula um afogamento. Trump também prometeu "trazer de volta um inferno de muito pior" caso seja eleito.

Grupos de direitos humanos afirmam que a prática é ilegal de acordo com as Convenções de Genebra.

A postura de Trump atraiu críticas de organizações de direitos humanos em todo o mundo assim como de rivais políticos. Mas os resultados das pesquisas sugerem que muitos americanos estão alinhados com Trump sobre a questão. A pesquisa, porém, não pediu para que os entrevistados definissem o que consideram tortura.

0 comentários: