MARANHÃO NEWS

16 dezembro, 2015

90,9% das mortes em São Luís são de homens negros e jovens

É o que mostra estudo da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. ‘Mapa da Violência’ mostra alta de mortes entre crianças e adolescentes.


Um ‘Mapa da Violência’ em São Luís (MA), com dados sobre mortes violentas intencionais e um panorama dos presídios da capital maranhense, foi apresentado nessa terça-feira (16) pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). O perfil das vítimas de mortes intencionais registradas na Região Metropolitana de São Luís entre 2000 e 2012 é de homens negros e jovens. São 90,9% dos casos.


O diagnóstico apontou para um aumento no número de mortes violentas entre crianças e adolescentes. 

O levantamento da SMDH mostra que a quantidade de mortes na faixa etária entre 10 a 19 anos cresce a cada ano. Em 2013, foram 171 mortes violentas; em 2014, 195; e até 14 de dezembro deste ano, 198 registros.

O número de homicídios dolosos em 2015 caiu 12,7%, comparado a 2014.

Linchamentos
Segundo os dados apresentados pela SMDH, na Região Metropolitana foram registrados 12 linchamentos, ou seja, uma média de um caso por mês. Um dos casos de maior repercussão foi o de Cledenilson Pereira da Silva, em julho de 2015, no Jardim São Cristóvão. Ele tinha 29 anos.
Cledenilson foi despido, amarrado em poste e linchado em São Luís (Foto: Biné Morais / O Estado)
Em todo o Maranhão, foram 22 casos de espancamentos coletivos, com 25 mortes. Os casos correspondem a 1,3% da quantidade de mortes em todo o ano. A maior parte dessas mortes ainda é provocada por arma de fogo: 77%.

Complexo de Pedrinhas
Detentos dividem cela lotada no presídio de Pedrinhas, em São Luís (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Em 2015, foram quatro mortes em Pedrinhas, segundo SMDH (Foto: Mario Tama/Getty Images)
O relatório apresentado pela SMDH aponta também a situação do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. O número de mortes diminuiu nos últimos dois anos. Segundo o levantamento, caiu de 60 em 2013 para 19 em 2014. Em 2015, foram quatro mortes.
Mapa mostra locais onde linchamentos foram registrados (Foto: Divulgação / SMDH)
Mapa mostra locais onde linchamentos foram registrados (Foto: Divulgação / SMDH)
Fonte: G1 MA
Compartilhe com seus amigos...
ATENÇÃO: Somente os artigos assinalados não corresponde ao Blog Maranhão News e todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores.